domingo, 12 de maio de 2013

Perguntas aos candidatos

Com as eleições autárquicas que se avizinham, estaremos perante mais um importante momento da nossa vivência democrática.
No sentido de poder, de algum modo, contribuir para um maior e melhor esclarecimento dos cidadãos eleitores face às diversas opções em confronto, decidiu o Movimento em Defesa do Rio Tinto remeter aos candidatos já anunciados à Presidência da Câmara Municipal de Gondomar, um conjunto de cinco questões que se situam na área das nossas preocupações enquanto movimento cívico de intervenção no domínio ambiental.
São elas:
1 -Solução para os emissários dos esgotos no leito do rio, sim ou não?
A localização de linhas de águas residuais em pleno leito de cheia do rio Tinto e dos seus afluentes têm sido um dos maiores problemas ambientais.  As várias ruturas e entupimentos levam a que grandes volumes de esgotos domésticos poluam o nosso rio. Que soluções aponta e que investimentos pensa fazer? 
2 -Fiscalização das ligações de esgotos ao rio, sim ou não?
O rio nunca poderá recuperar sem uma eficaz e permanente fiscalização e eliminação das ligações ilegais de esgotos domésticos e industriais ao nosso rio. Que medidas pensa tomar? Que calendarização é preconizada? Aponta algumas medidas de exceção para as populações mais carenciadas, de modo a facilitar as ligações dos esgotos domésticos aos respetivos coletores?
3 -Impedir o lançamento do efluentes da ETAR no rio Tinto, sim ou não?
Ainda que seja legal uma ETAR, como a de Rio Tinto, a funcionar em perfeitas condições, lançar os seus efluentes num meio hídrico de tão pequeno caudal, é claro para todos os técnicos competentes que isso exercerá uma tremenda pressão neste rio. Propõe o encerramento da ETAR de Rio Tinto? Propõe a construção de um emissário que leve as águas dessa ETAR diretamente para o Douro? Propõe outra solução técnica, capaz de eliminar definitivamente o efeito pernicioso que as descargas da ETAR de Rio Tinto têm no nosso rio?
4 -Parque da Levada, sim ou não?
Temos vindo a defender a construção de um importante espaço verde no centro da cidade de Rio Tinto. Nesta área específica existem muitas questões em aberto e esboços inquietantes de pressão imobiliária para aquele território. Que projeto defende entre a zona da Igreja de Rio Tinto e Baixa da Ponte (com incidência particular no antigo espaço do mercado e em todos os terrenos contíguos à Avenida do Rio Tinto, desde as piscinas até ao moinho da Vitória? Defende, por exemplo, a construção de um importante corredor verde que ligue o centro da cidade de Rio Tinto ao Parque Oriental da cidade do Porto? Que verbas está em condições de garantir para esta grande intervenção? Que calendarização aponta para esse projeto?
5 -Recuperação dos edifícios ligados à história do rio Tinto, sim ou não?
 A história de Rio Tinto está intimamente ligada ao seu rio. Nesta vertente os moinhos revestem-se de importância fundamental. Que projetos aponta no campo da recuperação deste património histórico e que verbas pensa disponibilizar para esse efeito?

Ficamos a aguardar que nos cheguem as respostas as quais divulgaremos, designadamente neste blog.



Sem comentários: