sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ETAR mais uma vez

Pelo menos desde o dia 28 de Dezembro que a ETAR do Meiral esteve parada, drenando diretamente para o rio Tinto o esgoto (sem tratamento) de cerca de 45 000 habitantes da cidade. Em cada 24 horas cerca de sete milhões de litros foram descarregados no rio, em direção ao estuário do Douro e às praias marítimas.
A empresa Aguas de Gondomar, não cumpre a concessão, as denominadas entidades reguladoras ignoram e as de saúde pública parecem em estado vegetativo. 
O nosso Movimento denunciou a grave situação a diversas entidades e aos órgãos de comunicação social encontrando nestes um bom acolhimento, traduzido em reportagens televisivas e notícias em jornais.
A Câmara de Gondomar surge a afirmar que a empresa Águas de Gondomar lhe reportou a ocorrência de uma avaria que hoje (segunda-feira) estaria resolvida estando agendada uma reunião entre as duas entidades para analisarem algumas questões relacionadas com o funcionamento da ETAR. Mas acontece que este tipo de situações está longe de ser um facto isolado.
Como estes "acidentes" se vão repetindo, afinal, ao longo dos tempos e porque este equipamento, como tantas vezes temos afirmado, é mais problema do que solução, esperamos, vivamente, que a edilidade gondomarense tome medidas concretas e eficazes para que se possa defender o rio destas tão lamentáveis agressões.
Continuaremos atentos e atuantes.
Esgoto a drenar diretamente para o rio (28-12-2013)
ÚLTIMA HORA
A agência Portuguesa do Ambiente abriu um processo de contra-ordenação contra a empresa Águas de Gondomar por causa de uma descarga de esgotos não tratados no rio Tinto, nos últimos dias de 2013.
Ler mais desenvolvimentos aqui
http://www.publico.pt/local/noticia/gondomar-e-porto-vao-estudar-alternativas-a-etar-de-rio-tinto-1618333 
 ATUALIZAÇÃO EM 7-01-2014
Sobre este assunto poderá, ainda, visualizar uma reportagem da RTP, que regista, designadamente, uma intervenção do nosso companheiro Paulo Silva, clicando no link seguinte:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=707937&tm=8&layout=122&visual=61

Sem comentários: